dualsense

A PlayStation revelou, num artigo publicado no Blog oficial, o DualSense, o comando wireless que acompanhará a aguardada PlayStation 5. Diferente do que seria expectável, o novo DualSense gerou, quase de imediato, uma enchente de comentários por parte jogadores nas redes sociais.

Com vista a uma maior experiência de imersão, o comando DualSense foi pensado e desenvolvido, de modo a incorporar novas funcionalidades, mantendo, no entanto, a generalidade do que o DualShock 4 (PlayStation 4) tinha de vantajoso. Um design renovado e novas opções parecem uma boa ideia, não concordam?

dualsense

Contrariamente aos anteriores comandos PlayStation, o DualSense não será composto por apenas uma cor. Branco e preto completam o design, posicionando a barra de luz, que anteriormente estava no topo do comando, nas laterais do touch pad. Houve igualmente desenvolvimento no que respeita aos botões do DualSense.

O botão Share, introduzido no anterior DualShock 4, acabou por ser eliminado, dando lugar ao botão Create, cujas funcionalidades serão aprofundadas com o aproximar da data de lançamento. Nos botões L2 e R2, por outro lado, foram incorporados adaptive triggers, que irão impulsionar a sensibilidade no que toca a determinadas acções, como, por exemplo, o momento do lançamento de uma flecha com um arco.

dualsense

No fundo, a grande ênfase do novo DualSense parece ser efectivamente a experiência de imersão através dos sentidos. De acordo com o comunicado, o toque e o áudio poderão agora ser tidos em conta numa nova perspetiva, oferecendo aos criadores e developers novas formas de explorar a imersão nos jogos através do comando. O DualSense apresenta ainda um microfone incorporado, que permitirá aos jogadores conversar com amigos, sem ser necessário um headset. Ainda assim, é deixada a ressalva: para sessões de conversação mais longas, o headset é recomendado.

Após vários conceitos e testes, o novo DualSense procura ser confortável, completo e funcional. Para além do que pode representar em termos de experiência de jogo e das novas funcionalidades no que respeita aos botões, a bateria foi igualmente considerada, na medida em que se pretende com um maior tempo de vida. O objectivo passaria por incluir todas estas opções, evitando que o comando se tornasse pesado à medida que as mesmas eram incorporadas.

“Queremos que os jogadores sintam o comando como uma extensão deles próprios quando estão a jogar – de tal forma que se esqueçam que o têm nas mãos”, pode ler-se no comunicado da PlayStation.


O que achaste do DualSense?