O videojogo Careto é um puzzle–platformer 2D em desenvolvimento para a plataforma mobile e, possivelmente, PlayStation 4 e Nintendo Switch., e marca a mais recente entrada na nossa rúbrica de Jogos PT, onde te damos a conhecer o melhor que por cá se faz dentro da industria dos videojogos.
Careto começou por ser um projeto académico a solo, do estúdio MA Studios, com o objetivo de usar uma forma de comunicação interativa para fazer chegar às gerações mais novas uma tradição portuguesa centenária.
Representando, não só o Carnaval dos Caretos de Podence, mas também os obstáculos que existiram para manter esta tradição viva ao longo dos anos. Este é o primeiro videojogo a interpretar o Carnaval dos Caretos e a própria geografia e estética transmontana, sendo que todas as casas no Careto existem em Podence.

Principais Características de Careto:
– Cultura Portuguesa: Um dos maiores interesses das pessoas de Podence é passar esta tradição de geração em geração e preservar os Caretos. Neste sentido, hoje em dia, os rapazes e raparigas da aldeia mascaram-se de Facanito (nome oficial de um Careto criança) para aprenderem sobre a tradição que dá identidade a esta aldeia.
– Manter a tradição viva: Nos últimos 30 anos Podence não deixou morrer uma tradição que havia em muitas outras aldeias e o gosto é cada vez maior por vestir o fato de Careto.
– Videojogos como forma de comunicação: Cada vez mais o Entrudo desperta a atenção de estrangeiros que marcam presença durante o Carnaval Transmontano. Desta forma, o Careto está a ser desenvolvido em Português e em Inglês para fazer chegar o Carnaval dos Caretos a todos os que o quiserem conhecer.
Segundo Albuquerque, autora do projeto: “Uma das maiores referências para o Careto foi todo o trabalho de campo feito em Podence durante o Carnaval deste ano.”. Em fevereiro de 2020, no primeiro Entrudo Chocalheiro depois da distinção da Unesco como Património Imaterial da Humanidade, Podence recebeu o maior número histórico de visitantes.
O jogo acompanha todos os passos do ritual do Careto: desde construir o fato, colecionar chocalhos, provocar as pessoas na rua e completar a grande escultura de Careto construída todos os Carnavais para a Queima do Entrudo.
Careto encontra-se ainda em desenvolvimento e pretende chegar esta tradição às gerações mais novas e aos mais curiosos.































