A Nintendo deu uma nova tacada, lançando um novo titulo da franquia de Mario Golf, desta fez para a Nintendo Switch. Com as capacidades tecnológicas dos Joy-Con e do factor da portabilidade desta consola híbrida da Nintendo, será que o novo jogo Mario Golf: Super Rush tem o que é preciso para nos entreter e justificar a nossa compra? É isso mesmo que vamos descobrir. Mas antes, confere o trailer do jogo!

Modos de jogo para todos os gostos

Mario Golf: Super Rush convida-te a participares em vários torneios de golf, que se dividem em diferentes modos de jogo. Começando pelo mais familiar, temos o modo tradicional. Este foi o menos atractivo para mim, dado que procurava algo diferente para além do “normal”. Pondo em palavras simples e claras, o modo é mais focado para os fãs do desporto clássico ou jogadores que nunca tiveram a oportunidade de dar as primeiras tacadas numa bola de golf.

Passando para o modo mais ao toque Nintendo, temos o modo Speed Golf. É neste que finalmente começo a ver as novidades a surgir e a fugir ao tradicional, onde o principal factor, a rapidez, junta-se à equação das partidas de golf! A cada tacada que dás, terás que correr até onde a bola parou, dando continuidade à tua jogada até que consigas colocar a bola no buraco, não só no mínimo de tacadas possível como também no menor tempo possível, antes dos teus adversários. Isto já parece divertido o suficiente especialmente quando tens a possibilidade de executar algumas habilidades especiais, que prejudicarão a concorrência e te darão a vantagem no jogo.

Mario Golf Super Rush - Battle Golf  

Para complementar o Speed Golf, temos ainda o modo Battle Golf. Este é algo idêntico ao Speed Golf só que, em vez de ser jogado num campo de golf aberto, é realizado dentro de uma arena, cujo objectivo é colocar a bola no maior número de buracos possível, impedindo os adversários de marcar. Em suma este modo é algo tanto caótico como também divertido e serve muito bem para partidas casuais e rápidas com amigos.

Por fim, temos o modo aventura, onde seremos nós os protagonistas de uma aventura pelos vários campos de golf, onde participamos numa serie de desafios e torneios como a nossa (ou outra) personagem Mii. Este modo coloca alguns elementos de RPG, como a introdução de um sistema de experiência que te permite melhorar alguns Stats do teu Mii cada vez que alcanças um novo nível. Além disso, tenho que te recomendar vivamente que comeces por este modo, dado que ele te ensina os básicos e outras dicas à medida que avanças.

Lê mais:  Triangle Strategy | Análise

Mario Golf Super Rush - RPG stats  

Os campos de golf e um belo grupo de personagens jogáveis

Mario Golf: Super Rush conta com 5 campos de golfe onde poderás marcar até 18 buracos em cada um deles. Cada campo conta com algumas características próprias que tornam a experiência mais enriquecedora. Algumas que posso destacar são as nuvens que te electrocutam caso lances a bola demasiado longe e os tornados que te “ajudam” a mover a bola para plataformas superiores. No fim, trata-se de uma variedade minimamente aceitável, com uma pequena esperança de no futuro ver mais um ou outro campo a ser introduzido no jogo via update, de preferencia gratuito.

No que toca às personagens jogáveis, tens acesso a 17 personagens diferentes (incluindo o Mii), onde se destaca a Pauline do jogo Super Mario Odyssey, King Bob-omb e ainda Chargin’ Chuck. Cada uma das personagens conta com atributos e habilidades diferentes, onde cabe a ti testar cada uma delas para ver qual a que se adapta melhor a ti. No meu caso gostei bastante do Yoshi com o seu especial de comer a bola e “converte-la” num ovo no qual lança, criando uma onda de choque ao cair, e transformando todas as outras bolas em ovos. Podes ver as habilidades das outras personagens no vídeo abaixo.

O bom e o mau

Uma coisa boa que Mario Golf tem de volta são os comandos por movimento. Dado que os Joy Con têm sensor de movimento, os momentos de Wii Sports voltaram das minhas memórias. Algo semelhante ao comando da Nintendo Wii, é possível realizar tacadas como se estivéssemos a praticar o desporto. Contudo os controlos foram um pouco difíceis de entender ao início, algo que me faz querer avançar para o próximo tópico.

Se há algo que poderia implicar com Mario Golf: Super Rush são os seus tutoriais. Estes em vez de serem interactivos, passam por pequenas imagens pouco ou nada animadas a ilustrarem como deves executar as várias acções no jogo. Ora eu fiquei absolutamente confuso em algumas situações, onde mais valeu ignorar tudo e tentar a sorte a ver se aprendia por mim mesmo, falhando algumas vezes no processo. Quero só deixar a nota que isto não engloba toda as pessoas, pois pode ter sido de mim, que não me habituei muito bem a estes tutoriais.

Lê mais:  Pokémon Legends: Arceus | Análise

Mario Golf Super Rush - multiplayer  

Como não podia deixar de ser, especialmente num jogo desportivo, Mario Golf: Super Rush conta com modos multijogador, onde até um máximo de 4 jogadores podem participar em nas várias partidas, tanto local, com a partilha de um Joy Con ou Comando Pro, via wireless local ou Online. Ainda que não tivesse testado o modo online, pois a minha internet provavelmente não me deixaria ter uma boa experiência de jogo, consegui usufruir de alguns bons momentos a jogar localmente em boa companhia, valendo alguns momentos divertidos e competitivos. No entanto fica a nota de que nos modos Speed golf e Battle golf só poderão ser jogados com duas pessoas no máximo na mesma consola, algo compreensivo dada a importância de haver espaço suficiente no ecrã para se jogar confortavelmente.

Qualidade gráfica do jogo está muito boa, com apenas a nota de que é possível ver ainda algumas texturas a serem carregadas, especialmente durante o sobrevoo do campo de golf. Em nível de performance esta encontra-se fluida e perfeita para se jogar este tipo de jogo, não me recordando de ter assistido a alguma quebra de frames durante as partidas. E no que toca aos elementos visuais complementares, o jogo conta com um conjunto de elementos auxiliares que te mostram a trajetória da bola percorrida e ainda uma grelha no solo onde podes ver as deformações e inclinações do terreno na zona onde te encontras. Elementos super importantes que vão ajudar muito em momentos mais delicados.

Mario Golf Super Rush - terrain  

Mario Golf: Super Rush já se encontra disponível em exclusivo para a familia de consolas Nintendo Switch.

CONCLUSÃO
Bom
7.3
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
mario-golf-super-rush-analiseMario Golf: Super Rush é um daqueles jogos em que, embora possas não ser um fã do desporto, consegue-te colocar a desfrutar de uma boa e divertida experiência. Os novos modos speed golf e battle golf são enormes exemplos de como a Nintendo consegue transformar o golf em algo diferente e mais actrativo. Se tens família e amigos lá por casa, então este pode ser um bom substituto ao teu antigo jogo de Golf do Wii Sports!