Nas Margens

Realizado por Juan Diego Botto, com Penélope Cruz, Luis Tosar (Cela 211) e Adelfa Calvo (Autor) no elenco principal, Nas Margens traz ao grande ecrã o lado emocional da realidade de despejos em Espanha. O filme estreia a 1 de junho nas salas de cinema portuguesas.

Anualmente, em Espanha, ocorrem cerca de 41 mil ações de despejo – mais de uma centena por dia. Nas Margens passa-se na periferia da cidade de Madrid e foca-se em três personagens que, direta ou indiretamente, enfrentam essa realidade e que tentam sobreviver a 24 horas fulcrais para o rumo das suas vidas.

Azucena (Penélope Cruz), a protagonista de Nas Margens, é a visada do despejo e no meio da luta diária para manter a sua família unida, terá de encontrar forças para evitar ser expulsa do seu lar. Rafa (Luis Tosar) é um advogado ativista que coloca os seus instintos altruístas à frente da estabilidade da sua famíia. Teodora (Adelfa Calvo) é uma mãe em busca da reconciliação com um filho que se culpa pelos problemas económicos de ambos.

Juan Diego Botto, que se estreia enquanto realizador em Nas Margens, une estas três histórias através de um fio frenético, que transporta o espectador para um estado de caos e assombro, um espelho da difícil realidade de muitas famílias espanholas.

Nas Margens é uma co-produção entre Espanha e Bélgica e teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Veneza em setembro de 2022, tendo sido nomeado na categoria de ‘Melhor Filme’. Foi nomeado a 5 Prémios Goya no Festival deste ano.

Ao galardoado elenco de Nas Margens juntam-se ainda Christian Checa (Consequências), Font García (Tarde para la ira), Aixa Villagrán (Vida Perfeita) e Nur Levi (The Replacement).

Pautado por autenticidade e emoções fortes, Nas Margens é um filme em que família, amor e solidariedade combatem a forte pressão social e a falta de estabilidade financeira. Uma eletrizante viagem contra o tempo para ver nos cinemas a 1 de junho.

Nas Margens estreia a 1 de junho nas salas de cinema portuguesas.

Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.