Foi hoje anunciado que as filmagens da série baseada nos livros O Senhor dos Anéis, neste momento a ser desenvolvida pela Amazon Studios para a Amazon Prime, foram relocalizadas da Nova Zelândia para o Reino Unido.
Trata-se da primeira produção deste universo a não ser filmada na Nova Zelândia, algo que entristeceu bastante a nação e irá afectar a economia local. De relembrar que entre 2001 e 2006, datas entre as quais os filmes da franquia estrearam, o turismo anual da Nova Zelândia cresceu 40% (de 1.7 milhões para 2.4 milhões).
O ministro do desenvolvimento económico da Nova Zelândia, Stuart Nash, disse que o governo está “desapontado” com a decisão. O projecto encarrega mais de 1200 pessoas directamente e 700 indirectamente no país.
Já o secretário da cultura do Reino Unido, Oliver Dowden, não poderia estar mais contente: “Centenas de postos de trabalho serão criados por todo o país e receberão o apoio da série de televisão O Senhor dos Anéis, por isso é uma excelente notícia.”

Não se sabe se a Amazon Studios foi oferecida subsídios financeiros para mudar a produção para o Reino Unido; o que se sabe é que a companhia já gastou mais de 465 milhões de dólares (394,13 milhões de euros) na primeira temporada, tratando-se de uma das produções mais caras da história.
A primeira temporada terminou recentemente as filmagens na Nova Zelândia e a pós-produção continuará no país até Junho de 2022. As restantes quatro temporadas serão filmadas no Reino Unido.
A razão para a relocalização parece dever-se ao plano de expansão do espaço de produção e para consolidar a sua pegada no Reino Unido.

O governo da Nova Zelândia deu o seu melhor para manter a produção no local, oferecendo 25% de abate nas despesas de filmagens da série O Senhor dos Anéis, algo que geraria centenas de postos de trabalho, aumentaria o comércio local e ainda traria uma onda de turismo internacional que promoveria o país lá fora.
Nash admitiu que a indústria de cinema é “incrivelmente competitiva e extremamente volátil”, mas que não existem remorsos na tentativa.

Vernon Sanders, vice-presidente e co-chefe do departamento de TV na Amazon Studios agradeceu às pessoas e ao governo da Nova Zelândia pela sua hospitalidade e dedicação e por providenciarem a série O Senhor dos Anéis com um sítio fantástico para iniciar esta jornada épica.
A série terá lugar na Terra-média durante a Segunda Era, centenas de anos antes dos eventos de O Hobbit e dos livros de O Senhor dos Anéis. Os personagens, alguns já familiares e outros completamente novos, terão de confrontar o muito temido reemergir do mal na Terra-média.
O Senhor dos Anéis (título temporário) estreará em mais de 240 países na Amazon Prime Video a 2 de Setembro de 2022.





























