A parceria entre a Nintendo e o Museu do Louvre, que durou mais de uma década, chegou agora ao fim… Desde o dia 1 deste mês que o uso da Nintendo 3DS como guia para os visitantes está descontinuado, algo que deixou todos bastante tristes!

O Museu do Louvre anunciou que o programa será substituído por um novo sistema, o qual ainda não foi revelado, e que durante esta transição (até 21 de outubro), não estarão disponíveis quaisquer guias-áudio para o público.

De momento, apenas os Visitor Trails, uma espécie de guias online com trajetos pré-definidos, podem ser acedidos no site oficial.

Nintendo 3DS Guide: Louvre

A Nintendo 3DS tornou-se no dispositivo guia exclusivo do Museu do Louvre em Abril de 2012, com 5000 unidades emprestadas pela gigante de videojogos.

Os visitantes podiam alugar Nintendos 3DS por apenas 6€ e usufruir de visitas guiadas audiovisuais pelo museu através de auscultadores, podendo escolher a sua língua de preferência: inglês, francês, espanhol, italiano, português, alemão, japonês, coreano ou chinês.

Em 2013, nasceu uma versão melhorada da experiência interactiva, a Nintendo 3DS Guide: Louvre, pelas mãos do designer de videojogos Shigeru Miyamoto, responsável por títulos inesquecíveis como Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Star Fox e Pikmin.

Podes ver o Nintendo Direct de 2013, onde Shigeru Miyamoto e o presidente da Nintendo da altura, Satoru Iwata, explicam como utilizar a Nintendo 3DS Guide: Louvre e os seus muitos benefícios:

A mesma ficou disponível para compra na Nintendo eShop por 19,99€, permitindo aos utilizadores trazer a sua própria 3DS de casa, ou fazer visitas virtuais do museu antes sequer de lá colocarem os pés, directamente do conforto de sua casa.

Nintendo 3DS Museu do Louvre

Incluía mapas dos pisos, mais de 600 fotografias de obras de arte seleccionadas (algumas de alta resolução), modelos de esculturas em 3D, mais de 30 horas de comentário-áudio e mais de 400 fotografias das salas com visão panorâmica de 360 graus.

Os visitantes tinham a possibilidade de simular previamente o trajeto que queriam percorrer pelo museu ou fazer uso da aplicação durante a sua visita física através do acesso à rede wireless do Museu.

Nintendo 3DS Museu do Louvre

Uma vez que a Nintendo 3DS também oferece geolocalização, era possível identificar imediatamente onde se encontravam no mapa interactivo, permitindo que nunca se perdessem dentro dos mais de 780 mil metros quadrados de superfície que compõem o Louvre.

Itinerários recomendados também estavam disponíveis, apesar de poderes criar o teu próprio itinerário seleccionando as obras-primas desejadas e obtendo os trajetos mais rápidos.

Nintendo 3DS Museu do Louvre

O comentário-áudio era providenciado por curadores e especialistas em História da Arte à medida que o visitante passava cada obra de arte, ficando a conhecer detalhes sobre os artistas e as suas eras, pontes de interesse específicos a ter em atenção e informações adicionais para melhor poderem apreciar a peça.

Imagens de alta resolução em 2D/3D permitiam aos visitantes fazer zoom em determinadas obras de arte, por vezes até de forma estereoscópica. Já os modelos 3D de esculturas possibilitavam a visualização de vários ângulos e perspectivas únicas.

A aplicação apresentava ainda comentários em vídeo sobre obras e artistas específicos, vários campos no mundo da arte, a História do Louvre e muito mais.

Outros features presentes na aplicação incluíam os diaporamas de obras de arte e cenas do interior do Louvre, motor de pesquisa para procurares exposições, obras de arte, imagens e comentários em vídeo, galeria de favoritos onde poderias adicionar as tuas peças favoritas à lista e visitá-la sempre que quiseres, modos de visita especiais designados para diferentes necessidades dos visitantes (como o modo Visita Família e o modo Visita Obras-Primas), mini-jogos, utilização de obras de arte como relógio, e ainda a opção de comentários-áudio automáticos ou aleatórios.

Nintendo 3DS Louvre

Os dispositivos compatíveis incluíam a Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL e Nintendo 2DS. Já as consolas Nintendo DSi, Nintendo DSi XL, Nintendo DS Lite ou Nintendo DS estavam excluídas.

Porquê a discontinuação?

Apesar de o Museu do Louvre não ter dado explicações para a sua decisão de substituir o sistema anterior, podemos auferir que se tenha tratado de uma evolução natural baseada na supressão desta linha de consolas em 2020 e na falta de suporte que a Nintendo tem providenciado para estes dispositivos, como a eliminação de reparações em alguns países.

Os ecrãs de pequenas dimensões e de reduzida resolução também já não podiam competir com tecnologia mais avançada e que oferecesse uma experiência superior aos visitantes.

Estes preferiam utilizar os próprios telemóveis com Google Lens e outras aplicações mais sofisticadas, acabando por não usufruir do serviço que, apesar de não excessivamente caro, nos dias de hoje pode fazer diferença para a carteira de muitos turistas.

Nintendo 3DS Museu do Louvre

Pelo que, mais hora menos hora, era de esperar que as Nintendo 3DS do Louvre acabassem por ter de ser substituídas por outro tipo de aparelhos mais modernos.

Mas o fator nostalgia vai sempre mexer com os corações não só daqueles que puderam jogar na sua 3DS e usá-la numa inesquecível viagem a Paris, mas também daqueles que nunca chegaram a fazê-lo e que agora perderam a oportunidade para tal…

Edições especiais do Louvre

Antecipamos, também, que as edições especiais da Nintendo 3DS XL vendidas na loja de lembranças do museu (diferentes das versões genéricas obtidas para as visitas guiadas) se tornarão em objetos de colecionador não tarda.

Estas 3DS XL apresentavam uma carcaça azul metálico com as palavras “Audioguide Louvre” junto ao logo da Nintendo 3DS, com a ranhura do cartão bloqueada por um pedaço de plástico, e símbolos nunca antes vistos nos vários botões no interior.

Estavam equipadas com o guia áudio do Museu do Louvre e não eram compatíveis com mais nenhum software, sendo o seu único propósito servir como guia para as exposições.

Estas edições ficaram disponíveis em 2019 e não podiam ser vendidas ou alugadas em mais nenhum local senão no Museu.

Também versões físicas de Nintendo 3DS Guide: Louvre em várias línguas se tornaram, neste momento, objetos algo raros e que poderás encontrar à venda online por variados preços.

O futuro

Agora fica a questão: será que o Museu do Louvre vai realmente deixar esta parceria morrer ou actualizar as visitas guiadas para a Nintendo Switch 2? Serão os novos dispositivos-guia completamente diferentes?

Nós deste lado ficamos a aguardar ansiosamente por notícias!

Sofia Martins
Escrevo sobre filmes, séries, livros, pop culture e hallyu (kdramas, k-pop e cultura coreana).