Ao iniciarmos um novo ano, aproveitamos para recordar 2025 para o ecossistema de desenvolvimento de jogos portugueses, onde a comunidade se reuniu para marcar este marco.

Em novembro, realizou-se mais uma edição do DevGAMM e dos DevGAMM Awards, incluindo uma mesa redonda sobre Política de Jogos para Portugal com a participação da Startup Portugal, contribuindo para o diálogo entre a indústria e as instituições públicas.

A nível internacional, a delegação Gamiberica participou no BCN Game Fest com seis estúdios independentes portugueses. Portugal também manteve a sua presença na Gamescom, com a participação da Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, Elisabete
Cortes Palma
, e na Game Developers Conference, onde a delegação foi recebida pelo Cônsul-Geral Filipe Ramalheira e pelo Vice-Cônsul Pedro Macedo Leão.

De volta a Portugal, o Game Break no Parlamento Português trouxe os jogos para a conversa política através de uma colaboração entre a APVP e o Gaming Hub.

Ao longo do ano, o SITIO, em Gaia, acolheu vários eventos centrados na comunidade, incluindo várias edições do Game Dev Meet, organizado pelo Núcleo de Computação Gráfica e Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, apoiando o ecossistema no norte do país.

Portugal também acolheu a IEEE Conference on Games, incluindo o Industry Day, um dia inteiro dedicado à indústria dos jogos, com Jeferson Valadares como copresidente. No início do ano, um bootcamp liderado por Jason Della Rocca reuniu 14 estúdios independentes, fornecendo feedback direto para apoiar o desenvolvimento de projetos.

Obrigado a todos que contribuíram para o #PortugalGames ao longo de 2025. Estamos ansiosos pelo ano que se aproxima!

Matilde Silva
Gosto de caminhadas na ténue linha entre a análise e a opinião