Para os amantes de Stardew Valley, será talvez difícil imaginar que este possa ser recriado num ambiente de jogo de tabuleiro. Mas foi exactamente isso que dois estudantes de design gráfico da Holanda decidiram fazer.

Sanna Vonk e Mikail Yucel tinham como projecto desenvolver um jogo de tabuleiro à sua escolha e, sendo ávidos fãs do jogo de agricultura, especialmente do seu estilo de arte, a decisão tornou-se óbvia.
Inspiraram-se, maioritariamente, no Monopólio e no Ludo para a criação de regras e feel do mesmo, e terminaram-no em duas semanas.

O jogo em si foca-se nas colheitas – o objectivo é, basicamente, tentar fazer crescer uma plantação (de cenouras, batatas, morangos ou cebolas) antes de qualquer de um dos outros três oponentes. Para isso, é necessário obter quatro cartas do baralho com a mesma semente e, seguidamente, “plantá-las” num dos quadrados disponíveis.
Cada jogador tem como avatar um pequeno Junimo, o qual poderá movimentar ao longo do tabuleiro, seguindo as indicações presentes nos quadrados onde calhar o número obtido do dado (um d6).

As acções principais incluem retirar uma carta, plantar sementes, e colher. As restantes cartas permitem diversas acções, incluindo roubar as plantações dos outros jogadores ou dar-lhes um diamante, atribuindo-lhes uma segunda volta.

Caso o jogador calhe num quadrado de estação, a sua plantação no quadrado imediatamente anterior morrerá. A única maneira de evitar este pesadelo de agricultor é mesmo com a carta de estufa (que torna a sua plantação imune) ou uma carta que permite saltar o malicioso quadrado.

Existe ainda um mini-tabuleiro dentro do principal, representando as minas. Neste, é possível ganhar alguns tesouros, ou cartas que influenciem o rumo do jogo – mas cuidado para não calhar nos insectos! Caso isso aconteça, o jogador é enviado para o hospital e perderá a sua próxima vez.


































