Protagonizado por José Martins e Mina Andala, A Memória do Cheiro das Coisas é o novo filme do realizador português António Ferreira.

A obra é um drama comovente e profundamente humano sobre a velhice, a culpa e a possibilidade de redenção. O filme chega às salas portuguesas a 6 de novembro de 2025, depois de integrar a programação especial do Tribeca Festival Lisboa, onde será exibido no dia 30 de outubro.

Depois de Pedro e Inês, António Ferreira regressa com um retrato intimista que explora a vulnerabilidade do corpo, o peso da memória e a força da empatia.

A Memória do Cheiro das Coisas acompanha Arménio, um octogenário ex-combatente da guerra colonial portuguesa, que é internado num lar de terceira idade. Nesse novo universo de rotinas, fragilidades e silêncios, conhece Hermínia, uma auxiliar negra que passa a cuidar dele.

Entre ambos nasce uma amizade improvável, que o obriga a confrontar os fantasmas do passado e a procurar redenção. Através de uma narrativa contida e interpretações intensas, A Memória do Cheiro das Coisas propõe um encontro entre gerações, memórias e feridas que o tempo não apagou.

Um olhar sensível sobre a fragilidade da condição humana e a inevitabilidade da morte, abordando de forma subtil temas que atravessam a sociedade contemporânea, como o envelhecimento populacional, o colonialismo e o racismo estrutural.

O filme esteve em competição no 27º Shanghai International Film Festival, onde José Martins recebeu o Prémio de Melhor Ator, e no 14º Tangier Film Festival, distinguido com Menção Honrosa para Melhor Argumento, entre outros festivais de cinema.

A Memória do Cheiro das Coisas estreia agora no Tribeca Festival Lisboa, a 30 de outubro, e chega aos cinemas portugueses a 6 de novembro, com distribuição da NOS Audiovisuais.

Festivais Internacionais

  • 27º Shanghai International Film Festival – Competição
  • 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Perspetiva Internacional
  • 42º Bogocine – Festival de Cine de Bogotá – Competição
  • 15º Istambul International Crime and Punishment Film Festival – Competição
  • Macao China and Portuguese-speaking Countries Film Fest – Filme de Encerramento

Sinopse

Arménio um octogenário ex-combatente da guerra colonial portuguesa, vê-se obrigado a ser internado num lar de terceira idade, onde conhece Hermínia, uma auxiliar negra que cuidará dele.

Confrontado com a vulnerabilidade da velhice, Arménio é forçado a enfrentar os fantasmas do seu passado, enquanto uma inesperada amizade floresce entre ele e Hermínia.

Este filme é um retrato intimista de um idoso numa instituição, explorando a fragilidade da condição humana, a inevitabilidade da morte e a busca de redenção. Aborda questões prementes da nossa sociedade, como o envelhecimento populacional e o racismo estrutural.

Matilde Silva
Gosto de caminhadas na ténue linha entre a análise e a opinião