O Rock in Rio Lisboa, em parceria com a Liquid Innovation Co. e outros parceiros estratégicos, está a desenvolver a Smart City of Rock, um projeto que vai transformar a Cidade do Rock num “laboratório vivo” para testar soluções tecnológicas reais utilizadas em contextos urbanos, que são aplicadas a realidade do festival, que possui todas as características de uma metrópole.
O Parque Tejo vai ser palco do projeto-piloto temporário Smart City of Rock, com o objetivo de transformar não só a experiência do público num festival, mas também de inspirar soluções concretas para as cidades do futuro, a um nível global.
Esta iniciativa nasce da ambição de integrar tecnologia, dados e inovação em larga escala, num dos maiores festivais do mundo, com mais de 100 mil visitantes por dia, posicionando Lisboa como a vitrine global para o mundo ao integrar soluções urbanas mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes.

A Smart City of Rock vai funcionar como um ecossistema ativo onde, em tempo real, se vai explorar como soluções inteligentes, aplicadas em diferentes áreas como mobilidade, segurança, inclusão, energia, dados, saúde, experiência de marca e outros formatos do festival, podem tornar as cidades mais seguras, eficientes, sustentáveis e tecnológicas.
A 11ª edição do Rock in Rio Lisboa conta com a colaboração de grandes empresas tecnológicas, entidades públicas, startups e parceiros para, em conjunto, co-criar, testar, validar, preparar e operacionalizar soluções num ambiente de alta intensidade e forte envolvimento, com impacto direto na experiência da comunidade.
“O modelo de inovação está no ADN do Rock in Rio e o projeto Smart City of Rock foi projetado para transformar a Cidade do Rock num ambiente temporário de infraestruturas reais e operações em larga escala. O nosso papel é inspirar outras cidades do mundo a tornarem-se mais inteligentes. A Smart City of Rock é o nosso convite ao mundo para imaginar e construir cidades mais humanas, inteligentes e mais felizes.” – Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

“Queremos potenciar os conceitos de cidade e conexão entre pessoas já presentes no Rock in Rio Lisboa, aplicando-os numa nova escala inteligente. Lisboa pode, mais uma vez, tornar-se o centro da inovação europeia – e talvez global. Desenhamos um modelo de co-criação. Todos estão convidados a colaborar.” – Egon Barbosa, CEO da Liquid Innovation Co.
O primeiro teste foi feito em 2024, quando o Rock in Rio Lisboa acolheu oito startups tecnológicas que testaram, no recinto, as suas soluções em ambiente real.
Após o sucesso da fase experimental, a edição de 2026 assinala o começo deste grande projeto em curso, que ainda têm uma longa caminhada pela frente.
A expectativa é que a Smart City of Rock continue a evoluir e adquirir novas camadas a cada edição, acompanhando as evoluções tecnológicas e sociais.

A 11ª edição do Rock in Rio Lisboa decorre nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho de 2026, no Parque Tejo (Parque Papa Francisco). Já confirmados os Linkin Park, para dia 21 de junho, um dia inteiramente dedicado ao Rock e Pedro Sampaio num dia dedicado ao Pop, que contará ainda com outros nomes internacionais e nacionais a anunciar brevemente.
Os bilhetes já estão disponíveis em tickets.rockinriolisboa.pt (powered by Fever), feverup.com, lojas Worten e worten.pt.